Caracterização e Estilo na Escultura | 3 Dicas + Bônus | Design de Personagens #1

Você gostaria de fazer algo diferente do que já é visto? Estilizar um personagem já existente de uma forma mais autoral? Esse artigo é para você!

Fizemos um resumo para você em forma de artigo, mas pode conferir na integra assistindo ao vídeo:

Para fazer um personagem com Estilo não bastam as referências de Anatomia de sempre, é preciso fazer uma boa pesquisa para ir bem mais a fundo.

É muito importante montar uma biblioteca de referências não só com o personagem e a anatomia em si, mas juntando tudo o que tem a ver com seu personagem em seu contexto, localização, época e tudo mais!

Essa parte está bem explicada no nosso Guia de Escultura para Iniciantes, apostila gratuita que você pode baixar aqui.

Estudo de Caso: Guerreiro Autoral

Vamos utilizar essa escultura como exemplo, esculpida pelo nosso alunos Rafael Santos em 2017 .

Ele queria fazer um guerreiro que fosse “rústico”, com referências nórdicas mas sem necessariamente ser um vicking. A ideia era fazer uma coisa autoral, sem copiar algum existente.

A escultura foi feita principalmente com referências do universo nórdico / vicking / bárbaro, mas sem restringir a esse universo, utilizando tudo possível do período medieval e de guerra.

A expressão foi baseada em pessoas comuns, o intuito dele era fazer um guerreiro “raiz”, ou seja, que trouxesse muita expressão de raiva, agressivo mesmo! Evitando o estilo de heróis bonitões dos filmes por exemplo.

 

ESTILO E CARACTERIZAÇÃO

 

DICA 1 – Debulhe o Tema

Após definir o tema da sua escultura, procure TUDO o que já foi feito desse personagem, ou seja, ESCULTURAS JA EXISTENTES, ilustrações, capas de livros, quadrinhos etc., quanto mais melhor. Monte uma verdadeira biblioteca com fotos das esculturas já feitas desse personagem. Criatividade é associação, então quanto mais informação você conseguir, mais criativo você será.

Depois procure tudo o que for SEMELHANTE ao tema que você escolheu. Tudo o que tiver a ver com o contexto, tema, profissão, idade, personalidade etc. do seu personagem.

Vamos usar como exemplo esse Aquaman que foi esculpido no curso Design de Personagens:

Como o Aquaman é um Rei, acredito que tem tudo a ver com o Rei Arthur, que foi minha principal referência para cabelos e comportamento. Além da estética dos reis em World of Warcraft.

Como está no fundo do mar, utilizei referências da animação da Disney Atlantyca. Para as armaduras estudei muito as dos Cavaleiros do Zodíaco na fase Poseidon.

E escolhi esculpir ele na meia-idade. Para isso achei o Conan o ideal, ele é um cara mais velho, guerreiro e despojado como o Aquaman que eu queria fazer.

 

DICA 2 – Onde Encontrar

Além de Artbooks você pode procurar em sites específicos para artistas, como o Pinterest ou DevianArt.

 

DICA 3 – Procure em Inglês

Por algum motivo existem muito mais resultados se você procurar com termos em inglês do que em português. Faça isso e você irá perceber como aparecerão muito mais opções para você.

Google tradutor está aí para isso mesmo… rs

 

Dica Bônus

Agora para fechar sua pasta e começar a modelar procure pelo Model Sheet, que é nada mais nada menos que o personagem visto de frente, lado, costas e semiperfil.

Encontrar as melhores referências e montar seu concept é um trabalho para 1 dia pelo menos, não tenha pressa pois é muito importante, no meu caso acho muito prazerosa essa etapa!

Tudo isso é muito enriquecedor. Utilize de forma a se inspirar, e não copiar. Compare todas essas referências que você conseguiu e através delas encontre o seu estilo!

Boas Esculturas para Você! 🙂

 

LIVES DE ESCULTURA

Toda quarta-feira as 19 horas temos um encontro marcado. Fazemos uma aula ao vivo no nosso Canal do Youtube com alunos e não alunos e damos feedback sobre as esculturas postadas no nosso Grupo do Facebook durante a semana.

AGILIZE SEU APRENDIZADO

Se você gosta de personagens e quer fazer esculturas está no lugar certo! No curso de escultura Design de Personagens você aprenderá passo a passo a esculpir personagens do Zero. Nossa metodologia é própria e exclusiva, testada e aprovada por anos nos nossos cursos presenciais e agora disponível no Online! Estude no conforto da sua casa e no seu ritmo, disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. Melhor escolha com certeza.

Um comentário em “Caracterização e Estilo na Escultura | 3 Dicas + Bônus | Design de Personagens #1

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: