Biblioteca de Referências | Guia de Escultura para Iniciantes #4

Esse é um dos Artigos / Vídeos mais importantes que fizemos até hoje.

Muitas vezes podemos pensar “já conheço bem o Batman, pra quê referências?” mas é aí que mora o perigo: Mesmo que você já “saiba esculpir” precisa estudar com atenção as particularidades de cada personagem pois existem diversas variações na estrutura, proporção, anatomia, vestuário, contexto etc. que fazem total diferença.

Essas variações dificilmente são percebidas quando estamos na posição de leigos mas imagine só um Homem-Aranha com a Anatomia do SuperMan, o que acha? A anatomia e as proporções são claramente diferentes, além de diversas outras características como por exemplo a locomoção, ou seja, até a Pose que você irá esculpir seu personagem precisa fazer sentido e estar dentro do contexto.

Seja Iniciante ou Veterano, todo escultor deve utilizar referências. É uma boa prática que jamais pode ser deixada de lado. Lembre-se que uma das maiores portas para o erro é excesso de autoconfiança.

Veja aqui quais são os principais tipos de referências, no vídeo você também poderá conferir uma coletânea de artbooks que podem ser muito úteis na sua jornada das esculturas!

ANATOMIA

Procure utilizar referencias de anatomia bem detalhadas, mostrando bem os grupos musculares de todos os ângulos.

Muitas apostilas de desenho são “travadas” em proporções acadêmicas que alguém um dia disse que eram corretas. Não se prenda a esse tipo de apostila! Procure referências que tragam a tona o biotipo do personagem que você deseja esculpir. Fazendo um breve estudo você já irá perceber que aquela regrinha das 7,5 cabeças obviamente não é padrão.

Indicamos referências que sejam mais específicas para cada tipo de corpo, afinal, as proporções variam bastante dentre os personagens.

Você pode contar com Artbooks, Sites e outras fontes bem mais adequadas para escultores. Separamos aqui as melhores fontes de referências para você,  no vídeo tem uma explicação mais detalhada sobre cada uma delas.

ESCULTURA

Para iniciantes muitas vezes as referências de anatomia podem não ser suficientes, você pode sentir uma necessidade adicional para compreender melhor os volumes e silhueta.

Nesse caso pode ser interessante você se basear em esculturas já existentes, action figures e estatuetas, isso irá te ajudar a entender a interpretação que o escultor fez para chegar nesse resultado.

Quando utilizamos um desenho como referência, estamos fazendo a transição do BI-dimensional para o TRI-dimensional. Por isso no início é mais fácil fazer esculturas se baseando em outras esculturas.

Além disso você pode adquirir livros específicos de escultura. Nesse caso, como falamos no vídeo, esse tipo de livro acaba sendo útil por pouquíssimo tempo e não costuma ser um investimento muito bom (embora seja muito legal de ter na prateleira!).

Sendo assim é interessante no início montar uma pasta de referências com Estatuetas e Action Figures, pois já são a interpretação tridimensional de um artista.

PERSONAGENS

Você pode também se inspirar em personagens já existentes para criar novos ou mesmo fazer estilizações.

Esse é o nosso tipo de referência preferido, pois é praticamente infinito e está sempre sendo renovado com novos filmes, séries e games sendo lançados!

É muito interessante ver o processo criativo dos personagens, nos artbooks de filmes e games muitas vezes eles colocam várias alterações que foram feitas até chegar no design final. Isso é muito legal de ver!

Se você sente um bloqueio criativo, com certeza ter uma biblioteca de referencias de personagens existentes irá te ajudar muito destravar. Afinal, criatividade é associação! Quanto mais “repertório” você tiver, mais informação terá para cruzar, logo, mais criativo será! 😉

ESTILIZAÇÕES

Aqui você pode ousar muito mais com acessórios, vestuário dentre outros.

Só precisa tomar cuidado para não fugir do contexto.

 

Você sabia que era tão importante assim utilizar referências? 🙂

 

LIVROS E SITES INDICADOS:

Separamos aqui para vocês as melhores fontes de referências, aproveitem! 🙂

ARTBOOKS ANATOMIA:

Anatomia Humana para Artistas (Andás Szunyoghy)

Escuela de Dibujo e Anatomia (Andás Szunyoghy, Gyorgy Fehér)

Anatomia de Superheroes (Ariel Olivetti e Martin Canale)

The Encyclopedia of Modern Bodybuilding (Arnold Schwarzenegger)

SITES:

https://anatomy360.info/

https://www.3dscanstore.com/

LIVROS DE ESCULTURA REALISTA

Modelage de Portraits en Argile Vol. 1 e 2 (Philippe & Charisse Faraut)

Figure Sculpting Vol. 1 e 2 (Philippe & Charisse Faraut)

ESCULTURA DE PERSONAGENS

Pop Sculpture (tim Bruckner, Zach Dat e Rubén Procopio)

ARTBOOKS DE GAMES

Blizzard

Darksiders

ARTBOOKS DE FILMES

Avengers

Star Wars

Hobbit

GAMES, FILMES E SERIES

Caso você não encontre referências suficientes nas fontes acima você pode simplesmente “dar um print” na tela da sua TV ou PC para capturar o personagem que você quer modelar.

 

GUIA DE ESCULTURA PARA INICIANTES

Estamos fazendo essa série para ajudar todos os iniciantes na Jornada das Esculturas!

Vídeo1 – Oficina do Escultor

Vídeo 2 – Tipo de Massa para Escultura

Vídeo 3 – Tudo Sobre Ferramentas

Vídeo 4 – Biblioteca de Referências

 

LIVES DE ESCULTURA

Toda Quarta-Feiras as 19 horas (horário de SP) fazemos uma Live no nosso Canal do Youtube! É uma ótima oportunidade para tirar dúvidas e mergulhar de vez no Mundo das Esculturas!

 

COMECE A FAZER ESCULTURAS NA PRATICA AGORA MESMO

Torne-se um Expert em Escultura de Personagens. Aprenda do Zero e Comece sua Coleção Personalizada agora mesmo! Metodologia passo a passo. Primeira Escultura em 2 meses!

Curso de Escultura Design de Personagens

Um comentário em “Biblioteca de Referências | Guia de Escultura para Iniciantes #4

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: