Entrevista com Bruno Moss #BWFC

Olá Arcadianos!

Para quem não está por dentro, se trata da maior competição de escultores de action figures do mundo! Bruno Moss, escultor e professor aqui na Arcádia foi convidado a participar. Trouxe para casa o prêmio Fan Award e sua peça foi licenciada, será produzida e vendida em escala mundial em 2018! Veja a entrevista, que foi realizada antes da final, e o conheça melhor! Obs. a entrevista precisava ser obrigatoriamente em inglês, mas se preferir você pode ler abaixo em português! 🙂

Atendendo a pedidos, traduzimos a entrevista. Confira!

Quais foram seus primeiros passos como artista?

A arte sempre esteve presente em minha vida. No início, eu planejava trabalhar com quadrinhos. Sempre gostei de HQs, mangás, filmes etc… No Brasil é muito comum os garotos adolescentes começarem desenhando personagens Dragon Ball Z, e eu fui um deles… Então no início estudei muito para conseguir entrar nesse mercado!

Por que decidiu partir para esculturas e se tornar um Character Designer?

Eu também sou um colecionador, então, era muito interessante para mim poder modelar15894962_117654732073462_483468144228030385_n minhas próprias Action Figures, minhas próprias estátuas. Ser um escultor para mim é muito bom, muito diferente. Esculturas têm vários ângulos que nós podemos trabalhar, diferentemente de desenhos e ilustrações, onde nós só podemos ver no papel. Esculturas nós podemos rotacionar, trabalhar em diversos ângulos, explorar mais  os movimentos…

Além de criar, o que mais você faz?

Hoje em dia eu também dou aulas, eu ensino escultura e outras artes visuais. 2Compartilho meus conhecimentos e experiência com o pessoal interessado em aprender o processo tradicional de escultura. Acredito que essa é a minha contribuição para o mundo da escultura.

Qual a sua relação com One Piece?

Quando eu era adolescente eu lia e assistia muito One Piece, eu amava essas histórias… Era muito divertido, os personagens muito legais, situações incríveis. A mente criativa do Eiichiro Oda é maravilhosa!

Por que escolheu a Shirahoshi?

Eu escolhi a Shirahoshi porque hoje em dia eu gosto mais de esculpir figuras femininas. concept_x_finalresultEntão essa personagem era muito interessante para mim por conta dos seus longos cabelos, seu corpo misto, sua cauda de sereia com tantas texturas, sua suavidade e movimentos… São várias qualidades que eu gosto de esculpir e acreditei que estrategicamente seria bom colocar no meu trabalho.

Você se identifica com o personagem escolhido?

Olha eu acho que eu não tenho nada a ver com ela… Ela é muito delicada e suave, eu sou meio grosso rs. Escolhi ela por ser totalmente meu oposto.

Conte para nós um pouco do seu processo de criação…

Para projetar sua escultura, você primeiro deve ter em mente que precisa de uma pose3 final, antes de começar a esculpir. Então eu faço quantos desenhos forem necessários para atingir essa pose final. Para adquirir inspiração para desenhar, eu assisti tecnicamente episódios de One Piece onde a Shirahoshi está presente, procurando entender melhor suas particularidades, seus movimentos no anime etc. Como ela é uma sereia, eu também vi videos de peixes nadando no oceano, para entender melhor como essas criaturas se movimentam.

O próximo passo é fazer a estrutura para facilitar o trabalho. No processo tradicional nós precisamos fazer uma estrutura metálica para sustentar o clay. O processo de modelagem será flexível mas firme ao mesmo tempo.

Eu tento mostrar algo único na pose dos personagens, no caso da Shirahoshi eu tentei mostrar seu movimento no mar, como se ela estivesse se movimentando no fundo do oceano, com suavidade e leveza. Então eu tive a ideia de trabalhar com o movimento de seus cabelos, como se ela estivesse se movendo pela água, não parada como as figuras da Shirahoshi feitas por outros artistas no passado. Etão veio a ideia de fazê-la apoiada em bolhas, que poderia suportar a peça e demonstrá-la naturalmente na água.

Qual foi seu maior desafio no processo dessa escultura?

Acredito que o equilíbrio dessa figura com seus longos e pesados cabelos foi o maior1 desafio.

Quando você sabe que a figura está pronta?

Na verdade eu nunca seu quando a figura está completa. Ela sempre pode ser melhor… Nós como escultores sempre podemos ser melhores! Quando trabalhamos com tradicional, nós sempre podemos por as mãos na escultura, então eu sempre posso fazer melhorias, sempre pode está melhor!

Qual a sua impressão sobre os escultores japoneses?

WhatsApp Image 2017-10-18 at 18.05.44Minha impressão sobre os escultores japoneses? Acredito que “perfeição” seja a palavra para defini-los. Eles são preocupados com cada etapa do processo, então seu resultado final é apenas perfeito na minha opinião.

O que significa para você estar no BWFC 2017 

Ser parte do VIII Banpresto Figure Colosseum é uma honra para mim! É maravilhoso… Eu mal pude acreditar quando fui convidado… Estou muito animado com tudo isso!

O que você espera da New York Comic Con?

Para mim é uma grande oportunidade conhecer esses mestres escultores e criadores pessoalmente em Nova Iorque! É um privilégio, sem palavras…

WhatsApp Image 2017-10-17 at 21.59.01

A Banpresto Figure Colosseum sempre foi exclusiva para escultores japoneses. Agora está aberta ao mundo, o que você acha que vai acontecer?

Agora que essa competição está aberta aos estrangeiros, eu acredito que é uma grande oportunidade para todos os escultores e criadores mostrarem seu potencial ao mundo.

O que você espera para o futuro?

Como um criador, quero sempre ter novos desafios, estar sempre aprimorando minhas técnicas, fazendo esculturas mais realistas, e nunca parar de estudar e trabalhar com o que gosto!

Caso você vença, o que irá fazer com o prêmio?

Se eu ganhar vou trazer mais recursos para meu estúdio, investir como escultor e como professor.

Considerações finais:

Quando o Bruno deu essa entrevista, a peça estava em fase final de processo. Faltava 2 meses para a final (que foi na New York Comic Con) e ele não contava em vencer, muito menos em ter uma votação esmagadora!

WhatsApp Image 2017-10-18 at 18.05.29

 

Fique aqui com o video da transmissão ao vivo da cerimônia de premiação!

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Farcadia3d%2Fvideos%2F1237884309690201%2F&show_text=1&width=560

Um comentário em “Entrevista com Bruno Moss #BWFC

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: