Como trabalhar desenhando?

Caminhos Profissionais. Capítulo II.

Olá Arcadianos!

Nesse episódio falaremos sobre um assunto bastante polêmico: Existe mercado para arte no Brasil? Mais especificamente, consigo ganhar a vida desenhando?

Se você também tem essas dúvidas, acompanhe esse artigo e siga nossas dicas!

 

 

APLICAÇÕES DO DESENHO NO MERCADO

A Arte

Sim, existem milhares de pessoas que amam arte e que pagam muito bem por commissions. Se você nunca conseguiu fazer suas artes lhe renderem um bom valor, talvez seja o caso de procurar melhorar seu portfólio e principalmente se lançar nos nichos certos.

O Desenho como apoio em Áreas Criativas

Saber desenhar bem é um trunfo na manga para profissionais de diversas áreas. Sabe aquele trunfo? É um plus! Por exemplo: O salgadinho que vem com tazo, ou o kit de lápis que vem com borracha e apontador… Enfim: “Saber Desenhar” está para “Áreas Criativas” assim como “Falar Inglês” está para “Áreas Administrativas”. Gostou da regra de três? rs

Estou falando das seguintes áreas: Arquitetura, moda, animação, publicidade, design, decoração, tatuagem, web design, games, concept art em geral, character design para filmes/livros e afins, pintura, projetistas, escultura, cartazistas etc.

Escassez de bons Profissionais

Uma coisa é fato: Existe dificuldade em contratar bons profissionais no mercado. É muito difícil encontrar nesse mar de gente pessoas que sejam criativas, técnicas, atualizadas, bem relacionadas, inteligentes emocionalmente e responsáveis com prazos. Quando encontramos, esses profissionais são valorizados e fidelizados. Um bom profissional precisa unir diversas características e buscar se destacar na medida certa, para que possa ser encontrado!

 

VOCÊ QUER TRABALHAR DIRETAMENTE COM DESENHO?

Se você deseja passar o dia todo desenhando, aqui vão algumas dicas de setores propícios para isso!

Mas atenção!

É muito importante que você estude técnicas e conceitos realistas. Assim que dominar essa etapa, busque se aprimorar e encontrar o traço da área que você gosta!

Ilustração editorial

Possivelmente essa é a opção mais aquecida dentre a que iremos listar aqui.

O profissional que trabalha com ilustração editorial precisa ser altamente flexível e dominar diversos tipos de traços, uma vez que esse é o mercado mais variado, cheio de pedidos diversificados. Aqui você irá desenhar de livros didáticos, a revistas independentes.

Publicidade

Se você deseja se especializar em desenho publicitário, precisará entender pessoas, estudar um pouco de marketing e estar por dentro do mercado. Criar um mascote, logomarca e afins para uma empresa é uma responsabilidade muito grande, mas tenha a certeza de que, ao ser reconhecido no mercado, será muito bem recompensado por isso.

Design

Uma palavra bem ampla, mas que pode ser resumida em funcionalidade + estética.

Um desenhista que se especializar em design irá precisar sempre juntar esses pontos de forma a agradar seu cliente e criar algo novo, chamativo.

Quadrinhos

Desenhar quadrinhos já foi até alvo de preconceitos, mas hoje em dia está na moda! É o sonho de muitos!

Para trabalhar no mercado de quadrinhos à principio você precisará entender bem qual o traço/arte final/cores que o mercado precisa, ser muito bom nisso, se destacar e enfim conseguir seu lugar ao sol! Não é fácil de entrar, mas quando você consegue existe um fluxo de trabalho muito grande que você irá receber e, nem pensar em atrasar prazos!

Faremos nas próximas semanas um post focado em desenho para quadrinhos. Por enquanto, já adianto: Você será desenhista, arte-finalista ou colorista. Não existe a possibilidade de você “fazer tudo” (salvo alguns grandes mestres mega renomados que às vezes fazem alguns especiais próprios).

 

DÚVIDAS FREQUENTES:

Com o digital, o desenho tradicional ficou obsoleto?

Imagine-se em um teste de emprego, onde é proposto que você crie o mascote novo da empresa. Você tem somente papel e lápis na mão. Se você não souber desenhar, será que sua criatividade e lábia darão conta do recado? Agora imagine que seu concorrente tem criatividade, lábia e ainda por cima desenha absurdamente bem, alguma dúvida de quem será beneficiado?

Outra situação: Você trabalha em um renomado estúdio de animação, área que movimenta milhões de dólares anualmente e não pára de crescer, e está participando de um briefing sobre o design do personagem. Você fala de diversas formas sua ideia, mas as pessoas não concordam e não estão abertas a aceitar seu design. Será que sua ideia é ruim? Ou será que você apenas não está conseguindo se expressar bem? Nesse caso, se você fizesse rapidamente um sketch perfeito concretizando seu pensamento, sua ideia seria imediatamente aprovada!

Aprender o Software é importante?

Dependendo da área que você escolheu, sim!

Mas jamais pule etapas! Não faça com que seu aprendizado fique cheio de lacunas, pois farão falta no futuro.

Alem do mais, se você já domina a arte tradicional, aprender o software é mero detalhe!

Se colocar no mercado

Estamos fazendo essa série “Caminhos Profissionais” justamente para te ajudar com isso. Resumindo, se colocar no mercado significa:

  1. Estude muito, muito mesmo.
  2. Monte um bom portfólio e o mantenha atualizado.
  3. Networking. Faça contatos!

 

Bom então é isso! Não se esqueçam de curtir e compartilhar o post.

Ah! Deixe suas sugestões para os próximos!

Saudações Arcadianas.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: